receita

Sobremesa com banana e açúcar [Sabor da Gente exibido 12/10/20]

No Dia das Crianças, o Chef Rivandro França ensina a preparar uma sobremesa feita com Banana, Açúcar e muito afeto

jcoliveira
jcoliveira
Publicado em 12/10/2020 às 11:20 | Atualizado em 05/07/2023 às 10:19
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Eita que o Sabor da Gente desta segunda-feira (12) veio recheado de emoções e nostalgia.

Afinal, é Dia das Crianças! Por isso o Chef Rivandro França ensinou a receita de uma sobremesa especial feita com Banana, Açúcar e Afeto, ideal para preparar com os pequenos. Confira!

Ingredientes da sobremesa de banana e açúcar

2 bananas prata

1 xícara de açúcar cristal

1 limão

1 litro de leite integral

3 colheres de manteiga de garrafa

1 xícara de chá do liquido do leite

1 colher de sopa de massa de mandioca

Sal a gosto

Modo de preparo da sobremesa de banana e açúcar

Doure a banana no açúcar até que esteja bem caramelada.

Coloque o leite numa panela média e leve ao fogo alto. Assim que ferver, junte o caldo de limão, misture delicadamente e retire do fogo.

Deixe o ácido do limão agir por cerca de 5 minutos, até talhar – o leite deve formar grumos, com uma parte sólida branca bem visível, imersos num líquido levemente amarelado.

Forre uma peneira com um pano de algodão fino (ou filtro de papel) e coloque sobre uma tigela funda. Despeje o leite talhado no pano e, com uma colher ou espátula de silicone, pressione a mistura para extrair o máximo de soro. Reserve esse líquido à parte. Deixe a mistura do queijo secar no pano.

Leve o queijo a panela e mexa até que fique uniforme. Use parte do soro extraído do leite para que forme um creme homogêneo. Acerte o sal. Adicione raspas de gengibre a gosto.

Você também pode transferir o queijo drenado para o liquidificador, junte a ½ xícara (chá) de leite morno reservado, a manteiga e o sal. Bata bem até formar um creme liso – caso necessário, pare de bater e raspe a lateral do liquidificador com a espátula.

Transfira o requeijão para um pote de vidro e deixe esfriar completamente antes de tampar. Leve para a geladeira por, no mínimo, 2 horas para terminar de firmar.

Em uma panela em fogo médio, despeje o açúcar e mexa até derreter. Espere levantar fervura e desligue. Deixe esfriar até que endureça, cerca de duas horas.

Volte com o caramelo ao fogo, agora em temperatura baixa, até que derreta novamente. Deixe levantar fervura e faça os fios com o auxílio de um garfo no formato desejado.

Sirva a banana, com o requeijão e uma bola de sorvete de creme. Polvilhe com canela.

+VÍDEOS