Cozinha Descomplicada #5

Por que deixar o feijão de molho? Aprenda no Cozinha Descomplicada

A importância de deixar a semente de molho vai além do cozimento rápido e tem impacto direto no bom funcionamento do corpo.

Flávio Paulo da Silva Filho
Flávio Paulo da Silva Filho
Publicado em 22/09/2021 às 11:45 | Atualizado em 04/03/2022 às 17:05
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

A combinação de arroz com feijão é típica da culinária brasileira, uma combinação tão antiga quanto a técnica de deixar o feijão de molho para cozinhar no dia seguinte.

Os mais velhos acreditavam, inclusive, que sua função principal era a de acelerar o cozimento dos grãos quando estes iam para a panela e dinamizar a vida na cozinha.

Porém, esse não é o único motivo para o processo, mas sim uma questão de ordem nutricional. Isso porque no feijão existem os antinutrientes, uma espécie de “sequestradores” de boas substâncias.

O fitato, por exemplo, é um composto que dificulta a absorção de magnésio, ferro, zinco e cálcio que está presente tanto no feijão quanto na soja e no grão-de-bico.

No Cozinha Descomplicada você vai entender a importância de deixar o feijão no molho (ou remolho, como o método é conhecido), o tempo ideal para que ele não passe do ponto e também o como agir caso esqueça de fazer o processo.

Cozinha Descomplicada: feijão de molho

Cozinha Descomplicada

Além desse vídeo, toda quarta-feira você pode acompanhar no programa Sabor da Gente, da TV Jornal, as novas dicas do Cozinha Descomplicada.