homenagem

[Ao Vivo] Turma do Barra mostra gol e conteúdo exclusivo do título do Sport no Brasileiro de 87

O primeiro título nacional do rubro-negro teve transmissão exclusiva da TV Jornal/SBT

Por Robert Sarmento e Klisman Gama
Por Robert Sarmento e Klisman Gama
Publicado em 13/05/2020 às 12:10
Acervo JC
FOTO: Acervo JC

Em comemoração aos 115 anos do Sport, nesta quarta-feira (13), o torcedor rubro-negro pode relembrar o gol de cabeça do zagueiro Marco Antônio e outros conteúdos exclusivos da final do Campeonato Brasileiro de 1987 na Turma do Barra, às 13h50. A vitória do Leão por 1 x 0 diante do Guarani teve transmissão exclusiva da TV Jornal/SBT, com narração de Ivo Morganti, comentários de Clodoaldo e reportagens de Jorge Kajuru e Teobaldo.

Compacto nas redes sociais

A homenagem segue nas redes sociais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Às 16h, você acompanha um compato da decisão através da TVJC, no YouTube, e nas páginas de Facebook da TV Jornal e do Blog do Torcedor.

Time titular do Sport naquele histórico 7 de fevereiro:

Flávio; Betão, Marco Antônio, Estevam e Zé Carlos Macaé; Rogério, Ribamar e Zico; Robertinho, Neco e Nando. Técnico: Jair Picerni.

Polêmica

O Campeonato Brasileiro daquele ano foi dividido em dois módulos: amarelo e verde. No módulo verde, os times que integravam o clube dos 13 e mais três convidados - incluindo o Santa Cruz. No módulo amarelo, os outros 16 times que adquiriram ainda em 1986 o direito de jogar a primeira divisão daquele ano. Para decidir o campeonato, o campeão e vice de cada módulo se enfrentariam num quadrangular com jogos de ida e volta.

Como Flamengo e Inter se recusaram a jogar, Sport e Guarani venceram os dois por WO e decidiram entre si a final definitiva do Brasileirão daquele ano.

Dentro e fora de campo

O título de 87 veio após dois jogos contra o Guarani. Na ida, empate em 1x1 no Brinco de Ouro da Princesa, em São Paulo. Na volta, o placar mínimo entrou para a história do Sport.

O Leão também foi considerado o único campeão daquele ano em todas as esferas judiciais possíveis em que o Flamengo tentou a divisão do título.

+VÍDEOS