Acessbilidade

Fotógrafo mineiro em viagem à pé com cadeira de rodas chega ao Recife

O objetivo é chamar atenção das autoridades para a falta de acessibilidade nas cidades

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 11/08/2014 às 21:13

-Reprodução/TV Jornal
Um fotógrafo mineiro que está percorrendo o Brasil empurrando uma cadeira de rodas chegou ao Recife nesta segunda-feira (11) após seis meses de viagem e quatro mil quilômetros percorridos à pé. O objetivo da jornada é chamar a atenção das autoridades para a falta de acessibilidade nas cidades. José Geraldo de Souza, 57 anos, não tem nenhuma deficiência física, e planeja percorrer 10,7 quilômetros em todo o País.

Pernambuco é o nono estado em que Zé do Pedal para durante a Cruzada pela Acessibilidade. Em Olinda, na Praça do Carmo, o primeiro obstáculo que encontrou foi nas grades do sistema de drenagem. Outra dificuldade foi as escadarias da igreja. Ele precisou fazer outro caminho que incluiu calçadas estreiras e uma subida difícil. Nesta terça (12), José Geraldo vai para Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Na próxima semana, ele segue para o Estado de Alagoas.

Em cada cidade por onde passa José tenta conversar com veradores e propõe a criação de leis que funcionem de forma mais eficaz em favor de quem tem dificuldade de mobilidade. Segundo ele, o problema não se restringe a idades do interior e está bastante presente nas capitais.

+VÍDEOS