Insegurança

População sofre com alto índice de criminalidade em Pombos

Assaltos, arrombamentos e furtos tem se tornado rotina e acontecem a qualquer hora do dia

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 12/08/2014 às 16:10

-Reprodução/TV Jornal
Moradores da cidade de Pombos, na Zona da Mata de Pernambuco, evitam sair de casa à noite por causa da violência. Crianças e adolescentes, principalmente da área rural do município, abandonaram a escola por causa da insegurança. No começo desse mês, uma auxiliar administrativa pulou de uma moto em movimento para escapar de um estupro. Assaltos, arrombamentos e furtos tem se tornado rotina na região, e os crimes acontecem a qualquer hora do dia.

De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, no primeiro semestre de 2014, foram registrados 68 casos de roubos. No mesmo período no ano passado, o índice foi de 51 ocorrências. Um aumento de 33%. Já os casos de furtos tiveram um crescimento ainda mais expressivo e chegaram a 88%.

O delegado da cidade atribui o aumento da criminalidade ao crescimento econômico da região. O baixo efetivo de policiais também é um fator determinante. Pombos tem 27 mil habitantes e possui apenas uma viatura da Polícia Militar (PM) para fazer as rondas.

De acordo com a PM, o policiamento na cidade foi reforçado desde o último fim de semana, com o acréscimo de uma viatura que faz rondas pela manhã. Além disso, um trio da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) dá apoio ao policiamento noturno.

+VÍDEOS