Trânsito

Obras inacabadas no Túnel da Abolição afeta mobilidade urbana no Recife

O projeto estava previsto para ser entregue em janeiro de 2014, mas já foi adiado três vezes

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 24/09/2014 às 13:10

-Reprodução/TV Jornal
O Túnel da Abolição foi idealizado para melhorar o tráfego de veículos e facilitar o acesso dos motoristas que seguem para a Zona Oeste do Recife. Porém, vem se transformando em sinônimo de engarrafamentos e transtornos à população. O atraso na conclusão das obras está afetando diretamente a mobilidade urbana, tanto para quem passa de carro, como para quem depende de ônibus ou passa a pé. A finalização do projeto estava prevista para acontecer em janeiro deste ano, mas já foi estendida por três vezes.

O trânsito fica ainda mais complicado nos horários de pico para os motoristas que seguem pela Avenida Caxangá, próximo a Rua Real da Torre. Apenas os ônibus do Sistema BRT possuem a faixa livre para trafegar. Os carros passam beirando a obra no trecho entre as ruas Benfica e João Ivo da Silva. Um transtorno que poderia ser evitado se o projeto já estivesse sido concluído.

A obra faz parte do corredor de BRT Leste/Oeste, que vai do município de Camaragibe até o bairro do Derby, região central do Recife. O túnel está orçado em R$ 16 milhões e começou a ser construído em janeiro de 2012. Após a conclusão do projeto, o fluxo de carros no trecho deve passar de 4.620 para 8.250 veículos por hora. Enquanto o túnel não fica pronto, os pedestres e motoristas continuam a reclamar da demora na obra.

Em nota, a Secretaria das Cidades, responsável pela construção, informou que os atrasos aconteceram por causa do período de chuvas nos dois anos de execução. O túnel da abolição deve ficar pronto em novembro deste ano. Toda a obra do corredor Leste/Oeste tem previsão de conclusão para o final de 2014.

+VÍDEOS