Prevenção

Pernambuco em alerta contra ebola e nova doença com sintomas da dengue

A febre chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e tem os mesmos sintomas

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 16/10/2014 às 16:21
-Reprodução/TV Jornal
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) se reuniu com representantes das vigilâncias epidemiológicas e ambientais dos municípios do Grande Recife, Zona da Mata e Agreste para cobrar reforço no combate ao mosquito transmissor da dengue e para treinar profissionais para lidar com portadores do vírus ebola. Tudo isso com o objetivo de evitar que elas se proliferem no Estado. Entre as ações para combater o surto das "novas" doenças, a SES está intensificando o combate ao mosquito e investindo em equipamentos de proteção para os profissionais poderem lidar com pacientes infectados com o vírus ebola.

Nessa reunião, 250 profissionais da área de saúde estão sendo capacitados para cuidar de pacientes que apresentem fortes dores musculares, fraqueza, vômito, diarreia, problema nos rins e, nos estados mais avançados da doença, hemorragia, no caso do ebola. As palestras alertam os médicos, enfermeiros e auxiliares para o uso do equipamentos de proteção, como macacão e avental impermeável, máscara, viseira, gorro e a neutralização e isolamento do paciente.

Em relação à febre chikungunya, que é transmitida pelo mosquito da dengue, o Aedes aegypti, e tem basicamente os mesmos sintomas, exceto pelas dores nas articulações que são mais fortes, a SES está formando equipes e cobrando dos municípios mais empenho no combate ao mosquito transmissor. Embora ainda não tenha registrado casos da febre chikungunya em Pernambuco, o Governo do Estado já notificou seis situações.



+VÍDEOS