Pernambuco

Governador Paulo Câmara dá entrevista exclusiva a TV Jornal

Ele falou de economia, Dilma Rousseff e áreas como educação, saúde, segurança e transporte

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 01/01/2015 às 17:06

-Reprodução/TV Jornal
Paulo Câmara assume nesta quinta-feira (1) o governo do Estado de Pernambuco. Na preparação para a solenidade, o governador eleito recebeu o repórter Antônio Martins, da TV Jornal, para uma entrevista exclusiva. Câmara falou de crescimento econômico, relacionamento com a presidenta Dilma Rousseff e áreas importantes do estado, como educação, saúde, segurança e transporte.

Sobre o crescimento econônico de Pernambuco, Paulo Câmara afirmou que o estado tem se destacado nos últimos anos por crescer mais que o Nordeste e o Brasil. Para ele, este é o resultado de diversas ações que foram iniciadas há oito anos. Por isso, Câmara acredita que os projetos estruturadores precisam continuar.

Sobre o relacionamento do estado com a União, Câmara disse que já teve oportunidade de conversar com a presidente Dilma Rousseff e ela se mostrou sensível aos pleitos de Pernambuco. Segundo o governador, a parceria entre o estado e o governo federal deve continuar.

Com relação à educação, Paulo Câmara destacou a importância e o desafio de universalizar as escolas de tempo integral. Ele enfatizou também as parcerias com os municípios do Estado para que haja uma nova escola integrada, nos ensinos médio e fundamental. O jornalista Antônio Martins questionou o governador sobre a promessa feita durante a campanha de aumentar o salário dos professores.O governador ratificou o compromisso e disse que é uma meta para os próximos quatro anos, mas garantiu que já haverá ganhos significativos em 2015.

No campo da saúde, o programa de governo incluiu a construção de hospitais, inclusive no interior do estado. Câmara lembrou do projeito de rede de hospitais da mulher, para os partos de alto risco. O governador abordou ainda a necessidade de um hospital geral no Sertão pernambucano. Além disso, o governo planeja implantar novas UPAs especializadas e um hospital de cirurgias eletivas para desafogar as emergências dos grandes hospitais.

No quesito segurança, Câmara disse que, com o aumento da violência, é necessário rever as ações e focar nos municípios mais violentos. O governador defendeu o aumento de efetivo e de departamentos de inteligência. Ele afirmou que vai criar, no âmbito da Secretaria de Defesa Social, uma secretaria de combate e tratamento de pessoas que utilizam substâncias ilícitas, como o crack.

Sobre transporte público e mobilidade, Câmara se referiu ao projeto de BRTs como algo para ser continuado e melhorado. O governador lembrou que a parceria com os municípios é fundamental para melhorar o transporte. Ele citou o caso da capital do estado, Recife, que tem feito faixas exclusivas para ônibus como forma de desafogar o trânsito.

Por fim, Paulo Câmara falou sobre o seu estilo de governar. Segundo ele, a política de gestão é de ouvir as necessidades da população e, em seguida, planejar, executar e corrigir. Câmara reafirmou o compromisso de fazer as entregas e estar sempre atento ao que ocorre em todo o estado.



+VÍDEOS