Saúde

SVO da UFPE e Ulysses Pernambucano estão na mira do Cremepe

Os locais estão com problemas estruturais e não têm materiais necessários para atendimento

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 04/09/2015 às 13:43

-Reprodução/TV Jornal
O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), que funciona na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o Hospital Ulysses Pernambucano, no bairro da Tamarineira, correm o risco de serem interditados pelo Conselho Regional de Medicina. De acordo com o Cremepe, o SVO não oferece condições de trabalho, com instalações sujas, insalubres e precárias, além da falta de material e espaço adequado para os médicos.

O espaço chegou a ser interditado, mas foi reaberto depois de o Conselho entrar em acordo com a Secretaria de Saúde e estipular um novo prazo de 26 dias para a realização das melhorias. O desafio, agora, é não prejudicar a população, por que cerca de 30 corpos são examinados diariamente no local.

O Hospital Ulysses Pernambucano também está sob o risco de interdição. Segundo o Cremepe, 145 pacientes são atendidos na unidade por apenas três médicos, quando, no mínimo, deveriam ter cinco. Além desse problema, funcionários denunciam a população de gatos que habita os corredores do hospital. A segurança também está comprometida. No mês de agosto, uma funcionárias foi agredida no nariz e no braço por um paciente.

Até o início da próxima semana, a Secretaria de Saúde de Pernambuco deve ser notificada dos problemas. A partir daí, ela terá um mês para fazer os ajustes necessários. Através de nota, a Secretaria informou que está definindo um plano de ação de melhorias para o Hospital Ulysses Pernambucano.

+VÍDEOS