Perigo

Especialista alerta para os riscos do uso de etanol em substituição ao gás de cozinha

Comerciantes e donas de casa estão trocando os materiais por conta do preço

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 21/09/2015 às 12:30

-Reprodução/TV Jornal
Com o aumento em 15% do preço do gás de cozinha, muitos comerciantes e donas de casa estão fazendo uso do álcool combustível, vendido em postos, para substituir os botijões. Mas a troca, que parece ser econômica, apresenta grandes riscos. De acordo com o chefe do setor de queimados do Hospital da Restauração, o médico Marcos Barreto, cerca de 60% dos casos de queimaduras entre mulheres donas de casa, que dão entrada na unidade, ocorrem por conta do álcool combustível.

Um exemplo do perigo apresentado pelo etanol é o caso das irmãs, de 7 e 4 anos de idade, que sofreram queimaduras graves depois de uma explosão em uma carrocinha de cachorro-quente, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Elas estavam sentadas em uma mesa, esperando o lanche, quando houve o acidente. A explosão foi provocada pelo álcool combustível, que era utilizado para esquentar o cachorro-quente. As meninas estão internadas no HR, em estado grave, há cerca de quinze dias.

O Corpo de Bombeiros alerta que o etanol é perigoso e pode provocar explosões no reabastecimento, devido ao fato das chamas serem transparentes durante o dia. "Isso faz com que as pesssoas sejam acometidas do acidente", diz Major Marconni.


+VÍDEOS