Descaso

Mercados Públicos do Recife sofrem com sujeira e abandono

No Mercado da Madalena, moradores de rua tomaram conta do espaço e lixo se acumula no local

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 15/02/2016 às 11:00

-Reprodução/TV Jornal
Os Mercados Públicos do Recife vêm sofrendo com o abandono e o descaso por parte dos orgãos municipais. Sujeira, usuários de drogas e estruturas danificadas fazem parte do cenário de quem trabalha e visita os locais.

O Mercado da Boa Vista, no Centro do Recife, inaugurado no fim do século XIX, está com várias telhas quebradas. Quando chove, é comum a presença de goteiras. Nos banheiros, pichações, água suja acumulada e lixo descartado incorretamente.

No Mercado da Madalena, na Zona Oeste da cidade, a situação não é diferente. O local está bastante sujo e virou moradia de pessoas sem teto. No local também é fácil de encontrar alimentos guardados de forma irregular, além de crianças e adolescentes cheirando cola.

De volta ao Centro do Recife, quem entra no Mercado de São José, pelo setor de artesanato, imagina que não há irregularidades. Mas, basta chegar na área de frios para constatar o acúmulo de lixo, frutas e verduras estragadas, carnes sem refrigeração, moscas e corredores sujos. Quem trabalha no local, diz que nunca viu um estado de abandono como o atual.

Através de nota, a Companhia de Serviços Urbanos do Recife informou que realiza um trabalho de monitoramento dos mercados com equipes de manutenção, afim de preservar o bom estado de funcionamento para os frequentadores e comerciantes. Já a Empresa de Limpeza Urbana (EMLURB) disse que a coleta de lixo nos mercados é realizada de forma regular e que disponibiliza containers para recolher os dejetos.

Em relação aos moradores de rua encontrados no Mercado da Madalena, a Secretaria de Desenvolvimento Social informou que mantém um trabalho de assistência à essa população e que vai intensificar o trabalho aos moradores da praça do mercado, com a inclusão deles em programas sociais e abrigos da prefeitura.



+VÍDEOS