Em baixa

Lojas fechadas e placas de aluguel refletem crise do comércio do Recife

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 16/02/2016 às 8:20

-Reprodução/TV Jornal
Placas de aluguel e portas fechadas. Esse é o cenário encontrado, em pleno horário de pico, pelas pessoas que frequentam o Centro do Recife - famoso por concentrar lojas de produtos variados e confecções. O motivo, de acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Frederico Leal, é a pior crise do comércio nos últimos 15 anos.

Quem resiste, precisa lidar com a queda nas vendas e com o fechamento de lojas vizinhas. "A gente está tentando. Se esforçando ao máximo por que acreditamos no amanhã", desabafa o comerciante Josafá Rodrigues, que mantém uma das poucas lojas em funcionamento em uma galeria.

A crise que afeta o setor foi constatada pela Confederação Nacional de Bens e Serviços (CNC) em pesquisa divulgada esta semana. Só em Pernambuco, 2 mil estabelecimentos foram fechados em 2015 - 100 mil em todo o país. Em comparação com 2014, o encolhimento no número de lojas funcionando foi de 13,2%.

-Reprodução/TV Jornal
O segmento mais afetado foi o de material de construção, que teve 18,3% das lojas fechadas. Em segundo, o setor de informática e comunicação, com 16,6%; móveis e eletrodomésticos, 15%; e o setor de confecções, mercados e mercearias, que, juntos, teve 45% das lojas fechadas.

Um dos principais motivos, segundo economistas, é a inflação e os juros em alta. "O comércio precisa que as famílias estejam confiantes. A renda delas caiu e teve que ser direcionada para itens essenciais, como alimentação, transporte, habitação...", comenta o economista Rafael Ramos.

Para o presidente da CDL Recife, Frederico Leal, a saída para enfrentar a crise é cortar gastos, diminuir a margem de lucro e negociar com fornecedores. O desafio é grande, mas é preciso ser "um otimista responsável", finalizou.



+VÍDEOS