Pernambuco

Nova fase da Operação Lava Jato investiga casa de câmbio e construtora

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 22/03/2016 às 8:08

-Reprodução/TV Jornal
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (22), a 26ª fase da Operação Lava Jato em todo o país, intitulada Operação Xepa. Cerca de 380 policiais cumprem 110 ordens judiciais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco.

Ao todo, estão sendo cumpridos 67 mandados de busca e apreensão, 28 mandados de condução coercitiva, 11 mandados de prisão temporária e quatro mandados de prisão preventiva. Em Pernambuco, são dois de condução coercitiva e quatro mandados de busca e apreensão - três em Boa Viagem e um em uma casa de Câmbio no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife.

Os trabalhos são um desdobramento da 23ª Fase, denominada Operação Acarajé, que apura um esquema de pagamento indevido a terceiros pelo Grupo Odebrecht. De acordo com as investigações, baseadas na análise de parte do material apreendido, as pessoas beneficiadas tinham vínculos diretos ou indiretos com o poder público.

Ainda segundo a Polícia Federal, há indícios concretos de que a Odebrecht utilizou de operadores financeiros ligados ao mercado paralelo de câmbio para a disponibilização dos recursos. Os investigados responderão, dentre outros, pelos crimes de corrupção, evasão de divisas, organização criminosa e lavagem de ativos.



+VÍDEOS