Alimentação

Veja como congelar corretamente frutas, verduras e legumes

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 10/09/2016 às 11:30

-Foto: Shutterstock
O congelamento de alimento tem sido a saída para muita gente devido à praticidade, em meio a correria do dia a dia. Mas, quando se trata de frutas, legumes e verduras, surge a dúvida sobre a perda de nutrientes e vitaminas. De acordo com nutricionistas, os alimentos congelados e fora da geladeira perdem parte dos valores nutricionais, mas, se usada técnica correta, a redução chega a ser insignificante.

Legumes como cenoura, batata, chuchu e beterraba devem ser cozidos no vapor por cerca de 20 minutos, ou até atingir a consistência desejada, acondicionados em sacos próprios para congelamento e retirado todo o ar antes de irem à geladeira. Para consumir, basta levar ao vapor novamente, garante a nutricionista Lussandra Gallindo.



O processo da macaxeira é mais simples. Para guardar, é preciso descascar, cortar e colocar os pedaços crus em sacos, podendo ficar no congelador por até seis meses. Para comer, é só retirar do freezer e colocar na panela com água e um pouco de sal.

O coentro e a salsa devem ser lavados e picados e separados em pequenas porções, antes de congelar, para que na hora de consumir seja descongelada apenas a quantidade necessária. "Folhas como alface, espinafre e rúcula não resistem ao congelamento. O mesmo acontece com frutas com grande concentração de açúcar, como a pinha e a banana", elencou a nutricionista Lussandra Gallindo, completando: "O congelamento se aplica bem as frutas cítricas, para suco".

+VÍDEOS