Câncer de mama

Campanha Outubro Rosa é lançada no Hospital do Câncer de Pernambuco

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 03/10/2016 às 14:00

-Reprodução/TV Jornal
Quem passou pelo Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) na manhã desta segunda-feira (3), se deparou com muita música. A movimentação foi para marcar o lançamento da campanha internacional Outubro Rosa, que reforça a importância da prevenção do câncer de mama. Os músicos chamavam a atenção da sociedade cantando uma versão da música “É preciso saber viver”, que foi adaptada para “é preciso fazer mamografia”.

Voluntárias da Rede Feminina de combate ao câncer de mama também fizeram uma oração pelas mulheres que morreram e distribuíram fitas rosas, símbolo da campanha. A artesã Irene Elza dos Santos, de 84 anos, também participou do evento. Ela contava com orgulho que já venceu o câncer de mama duas vezes. “A primeira vez que eu tive a doença, eu tinha 60 anos. Perdi a mama esquerda. Agora, tive novamente. Perdi a mama direita. Mas venci. Estou curada. E é isso que importa”, comemora.

O autoexame é fundamental para que as mulheres desconfiem que há algo de errado e procurem o médico. Mas é a mamografia que detecta o câncer de mama, na maioria dos casos. Por meio da portaria 61/2015, o Ministério da Saúde recomenda que o exame preventivo seja feito no Sistema Único de Saúde (SUS) apenas em mulheres a partir dos 50 anos de idade. No entanto, os médicos alertam para que a mamografia seja feita a partir dos 40 anos. “Aqui no Hospital do Câncer de PE, nós disponibilizamos 12 fichas por dia. As mulheres passam por uma triagem e podem ser encaminhadas a fazer o exame”, informou Fábio Malta - Superintendente técnico do HCP.

Se for diagnosticado ainda no início, o câncer de mama tem 95% de chance de cura. Mas segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este tipo de câncer ainda é o que mais mata mulheres no país. Em 2013, 14.206 mulheres morreram vítimas da doença. Este ano, a estimativa do Inca é que 57.960 novos casos da doença sejam registrados no Brasil. A maior parte dos casos acontecem entre as mulheres a partir dos 50 anos de idade. Homens também podem ser acometidos pela doença. Porém, os casos são raros e representam 1% das estatísticas.

Serviço:

Campanha Outubro Rosa no Hospital do Câncer de Pernambuco
Endereço: Avenida Cruz Cabugá, 1597, Santo Amaro
Mamografia: 12 fichas por dia, de segunda a sexta-feira.
Horário de distribuição das fichas: a partir das 6h.

+VÍDEOS