Recife

Protesto de índios fecha os dois sentidos da BR-101

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 27/10/2016 às 9:16

-Reprodução/TV Jornal

Cerca de 400 índios fecharam os dois sentidos da BR-101, nas proximidades do Hospital das Clínicas, no bairro da Cidade Universitária. O grupo chegou ao local por volta das 07h, desta quinta-feira (27), e provocou um grande congestionamento.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o protesto foi contra uma série de decisões do governo Temer. A primeira delas é a portaria 1907/16, publicada no Diario Oficial no dia 17 de outubro, que retira a autonomia da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e torna as aldeias diretamente submetidas às decisões do Ministério da Saúde.

Os índios também se manifestaram contra a PEC 241 e contra a reforma do Ensino Médio, lançada em setembro.

Entenda a PEC 241

A PEC 241 estabelecer um teto para o crescimento das despesas do governo federal e, assim, congelar os gastos durante 20 anos e alterar o financiamento da saúde e da educação no Brasil.

A proposta já foi aprovada nos dois turnos na Câmara dos Deputados. Agora, a PEC 241 segue para o Senado, onde deverá ser analisada a partir da próxima semana. Mais uma vez, será debatida e votada em dois turnos.Para ser aprovada , serão necessários 49 votos a favor dos 81 senadores.

Reforma do Ensino Médio

O Ministério da Educação lançou a reforma no dia 22 de setembro. A mudanças afetam o conteúdo e o formato das aulas. A mudança mais importante é que o conteúdo obrigatório seja agregado nas seguintes discplinas: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.

Outra mudança é na carga horária. Hoje, nos três anos de Ensino Médio, os alunos devem ter, no mínimo, 800 horas de aula. Já com a reforma, haverá um aumento progressivo até atingir 1400 horas de aula.

A previsão do governo é que as alterações sejam colocadas em prática a partir de 2018.

+VÍDEOS