Vandalismo

Pichações sujam a paisagem e causam prejuízos aos moradores de Olinda

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 18/01/2017 às 16:39

-Reprodução/TV Jornal
Pichações no Sítio Histórico da cidade de Olinda, considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, têm provocado bastante prejuízo aos donos dos imóveis, além de tirar a beleza do local. Alguns moradores já desistiram de limpar as fachadas para evitar mais gastos.

A dona de um hostel, na Rua Saldanha Marinho, pintou a fachada recentemente, mas de perto é possível perceber a marca das pichações. De acordo com a empresária Rebeca Morais, há pelo menos um ano os moradores do Sítio Histórico de Olinda vêm convivendo com os pichadores.

Na Rua do Bonfim, parte dos casarões tombados pelo Patrimônio Histórico estão pichados, assim como a igreja de São Beto e de Nossa Senhora do Amparo. A fachada do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), órgão que fiscaliza entre outras coisas a conservação dos prédios tombados, também está riscada.

De acordo com o chefe do escritório, Fernando Augusto, apesar de deixarem ponto turístico feio, não existe uma regra especifica para a retirada das pichações. Existe apenas um esforço para evitar que elas aconteçam e o órgão estuda a possibilidade de liberar em alguns pontos a grafitagem.

Crime

A pichação é um crime previsto no código penal. Quem for pego pichando prédios históricos e tombados pode pegar de seis meses a um ano de prisão, além de pagar multa.

+VÍDEOS