Saúde

Descubra temperos que podem substituir o sal de cozinha

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 22/01/2017 às 8:00

-Reprodução/TV Jornal

Você já se perguntou quanto de sal você tem consumido? A Organização Mundial de Saúde (OMS) define como aceitável a quantidade diária de 5g do mineral, mas segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, o consumo de sal chega a 12g/dia.

Para mudar essa realidade, o governo já anunciou um Plano Nacional de Redução de Sódio em Alimentos Processados, que tem como meta reduzir o consumo do sal no país até 2020. Mas para os nutricionistas, essa tarefa não deve ser só do governo.

A população deve começar a observar como pode reduzir esses níveis em suas casas. O sal de cozinha (aquele branco refinado) prejudica a saúde cardiovascular do organismo, eleva a pressão e desregula várias funções vitais do corpo.

Para Edleide Freitas, nutricionista e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o primeiro passo é reduzir o consumo aos poucos. "Não é necessário eliminar completamente. Basta reduzir ao nível desejado (5g/dia) e começar a incluir temperos que podem ajudar a deixar os alimentos mais saboros", recomendou ela. E tem várias opções para isso. Listamos abaixo, algumas delas.

Temperos

A primeira dica dada pela nutricionista é recorrer a temperos frescos como salsa, coentro, alecrim, manjericão, cebola e limão. Eles ajudam a acrescentar sabores de acordo com cada tipo de alimento. "A salsa pode ser usada no churrasco. O coentro é usado para tudo como a finalização da sopa, porque ele é aromático. O manjericão cai bem no molho de tomate.

O alecrim pode ser usado na carne de porco. O alho é usado muito em carnes e frango. A cebola dá sabor e a consistência a alguns alimentos", detalhou Freitas. Quanto ao limão, Freitas deu uma dica especial. É que ele pode subsituir o sal de mesa. "Sentiu falta de sal? Utilize um ácido! E o ácido mais soboroso que tem é o limão".

Lista do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou uma lista em que recomenda alguns temperos como forma de subsituição ao sal. São eles: açafrão da Terra ou cúrcuma, coentro, gengibre, orégano, páprica, salsa e pimenta. Veja detalhes de cada um deles.

Açafrão ou cúrcuma: é uma planta da mesma família do gengibre. É utilizado em comidas principalmente na região de Goiás. Participa da composição de currys e do molho de mostrarda.

Coentro: pode ser usado tanto a folha, que possui um sabor e cheiro mais acentuado, quanto a semente que possui um aorma mais delicado. Pode ser utilizado em preparações como peixes assados, frangos, churrascos e sopas.

Gengibre: é uma raiz. Tem um sabor forte e pode ser utilizada em bebidas quentes (quentão), biscoitos, pães e carnes.

Orégano: é uma erva rasteira, com aroma bem forte. Pode ser usado para enfeitar, condimentar e aromatizar. Muito utilizado em molhos, bifes, pão, pizzas e também para temperar queijos.

Páprica: é um pó vermelho que é extraído do pimentão. Existem dois tipos: a apimentada e a doce, mais suave. Utilizada em ensopados, patês, saladas, carnes e aves.

Edleide Freitas também comentou que a pimenta é uma outra opção muito saudável. "Você tem o sabor picante substituindo o do sal. E assim pouco a pouco você vai excluindo o sal da sua vida".

Quando usar o sal...

Uma boa técnica para não ultrapassar o bom senso no uso do sal na preparação dos alimentos é fazer uma conta simples. Ele não deve ser mais do que 1% do peso do prato que está sendo preparado. Para explicar melhor, a especialista exemplificou: "1kg de carne não deve ter mais que 10g de sal e essa preparação serve a família inteira, não prejudicado a saúde".

+VÍDEOS