Mobilidade

Carnaval 2017: mudanças no trânsito priorizam transporte público

Com informações do blog De Olho no Trânsito
Com informações do blog De Olho no Trânsito
Publicado em 16/02/2017 às 7:10

{IMAGEM}

O trânsito durante o Carnaval 2017 será mais difícil para quem insistir em utilizar o automóvel no Centro do Recife. A Prefeitura da cidade ampliou a restrição de acesso ao Bairro do Recife para carros e motos. Além da interdição de pontes como a Duarte Coelho, Maurício de Nassau e a 12 de Março, conhecida como Ponte Giratória, este ano o acesso será restrito também na Ponte Buarque de Macedo, na Rua Princesa Isabel e na Ponte Princesa Isabel, sentido subúrbio-Centro. Apenas ônibus e táxis terão o trânsito livre.

As mudanças, testadas por um dia no ano passado, foram anunciadas pela prefeitura durante coletiva sobre a infraestrutura e os serviços oferecidos para a folia. O cuidado da prefeitura em restringir ainda mais o acesso para o transporte individual visa estimular o uso, pelo folião, dos táxis e dos serviços de ônibus oferecidos pelo município.

Expresso da Folia

O Expresso da Folia, serviço de ônibus sem embarque que sai dos shoppings até o Bairro do Recife, está garantido mais uma vez. A diferença este ano é que o serviço não funcionará no Shopping Boa Vista. Sairá dos shoppings RioMar, Recife, Plaza e Tacaruna, com tarifa de ida e volta no valor de R$ 8.

Uber liberado por enquanto

Por força de uma liminar obtida pela Uber em outubro do ano passado, todos os motoristas do App poderão circular no Recife sem risco de ter o veículo apreendido. Segundo a CTTU, enquanto a liminar tiver validade não haverá restrição. O convênio do Táxi Metropolitano também será reeditado, liberando os táxis de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Paulista para rodar no Recife. Quase duas mil vagas de estacionamento para carros e 300 para bicicletas serão disponibilizadas na sede da prefeitura e nos prédios do TRF e do TRT, no Cais do Apolo.

+VÍDEOS