#OMELHORCARNAVAL

Galo da Madrugada vai ganhando forma na Ponte Duarte Coelho

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 23/02/2017 às 13:00

-Reprodução/TV Jornal

O maior símbolo do carnaval do Recife vai ganhando forma na Ponte Duarte Coelho, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife. Duas, das 10 peças que compõe o projeto do Galo, já estavam erguidas no guindaste que vai sustentar toda a estrutura. Elas compõem o corpo da alegoria. Os 30 técnicos e profissionais envolvidos na montagem trabalham incansavelmente para erguer todas as peças.

Até às 12h, uma das maiores peças do conjunto estava sendo preparada para ser erguida. É nela que as asas e o rabo vão se sustentar. A previsão é de que o Galo esteja pronto até às 17h, segundo previsão do arquiteto responsável pelo projeto, Carlos Augusto Lira.

Ao contrário dos outros anos, quando a montagem acontecia com o Galo deitado no chão, a alegoria já está ganhando forma com o guindaste já erguido. Três guindastes estão sendo usados para suspender as peças até quando elas são fixadas na estrutura principal. A movimentação dos cabos de aço e de peças é a justificativa para que a Ponte Duarte Coelho seja interditada em alguns momentos para a passagem de pedestres. É o que explicou a coordenadora da Defesa Civil do Recife, que acompanha todas as etapas de montagem, Elaine Holanda. "Estamos presentes para garantir que toda a montagem acontece de forma segura e que não haja nenhum risco tanto para quem trabalha nele como para quem passa pelo local", explicou.

Anos passados

O Galo gigante que está sendo erguido na Ponte Duarte Coelho terá 30m, mesma dimensão de outras edições da alegoria. Mas, dessa vez, ele será grafitado, se adequando à mesma temática do Carnaval do Recife. A arte de grafitagem é assinada pelo jornalista e grafiteiro Flávio Barra. O galo da madrugada pesa 15 toneladas e tem mais de 245 kg só de materiais usados na pintura. Predominam as cores quentes: amarelo, vermelho e laranja. A prefeitura do Recife, responsável pela montagem da alegoria, não divulgou se ele vai girar ou cantar.

+VÍDEOS