SAÚDE

Dia de Prevenção à Hipertensão reforça cuidados com a saúde

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 26/04/2017 às 13:25

-Reprodução/TV Jornal

Uma campanha foi montada no Parque 13 de maio, na área central do Recife, para alertar a população sobre a importância de cuidar da pressão arterial. Além da aferir a pressão, muita gente aproveitou para checar o peso e conferir a glicose. De acordo com os médicos, qualquer sinal da pressão igual ou acima de 14/9 (catorze por nove) deve levantar um alerta. O normal é que ela fique em 12/8 (doze por oito).

Neste ano, o dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão veio com o alerta de uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde neste mês de abril, de que 28,4% dos recifenses tem a doença. Isso é bem mais do que a média nacional, que é de 25,7%. Em todo o país, 36 milhões de pessoas têm tem pressão alta.

Como prevenir

O site da Sociedade Brasileira de Hipertensão tirou algumas dúvidas sobre a doença e como combatê-la. Veja, abaixo, alguns pontos:

Quando uma pessoa é considerada hipertensa?

A pressão arterial ideal para a minimização do risco de problemas cardiovasculares situa-se abaixo de 120/80 mmHg. Para a maioria da população, a pressão arterial deve estar abaixo de 140 e/ou 90mmHg, exceto para os diabéticos (<130/85 mmHg) e renais crônicos (indo até < 120/75 mmHg).

Quais são as causas?

Na maioria das vezes não conseguimos saber com precisão a causa da hipertensão arterial, mas sabemos que muitos fatores podem ser responsáveis.

Fatores externos:

Hereditariedade: Recebemos a pré-disposição, que pode apresentar-se em vários membros da família.
Idade: O envelhecimento aumenta o risco em ambos os sexos.
Raça: Pessoas da raça negra são mais propensas a pressão alta.
Peso: A obesidade é um fator de risco!

Fatores Internos:

Falta de exercício: A vida sedentária contribui para o excesso de peso.
Má alimentação: pouco consumo de frutas e verduras e aumento do consumo de comida rápida
Sal em excesso: pode facilitar e agravar a hipertensão arterial.
Álcool: O consumo exagerado de compromete a pressão arterial.
Tabagismo: é um fator de risco das doenças cardiovasculares
Estresse: excesso de trabalho, angústia, preocupações e ansiedade podem ser responsáveis pela elevação da pressão.

Sintomas:

Na maioria dos indivíduos a hipertensão arterial não causa sintomas, apesar da coincidência do surgimento de determinados sintomas que muitos, de maneira equivocada, consideram associados à doença, como por exemplo, dores de cabeça, sangramento pelo nariz, tontura, rubor facial e cansaço. Quando um indivíduo apresenta uma hipertensão arterial grave ou prolongada e não tratada, apresenta dores de cabeça, vômito, dispneia ou falta de ar, agitação e visão borrada decorrência de lesões que afetam o cérebro, os olhos, o coração e os rins.

+VÍDEOS