Alerta

Chumbinho: o perigo do veneno que já matou oito pessoas este ano em PE

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 15/05/2017 às 10:50

-Reprodução/TV Jornal

O chumbinho, que está sendo apontado pela polícia como a causa do envenenamento de uma família no bairro de Camaragibe, no Grande Recife, durante um almoço de Dia das Mães, já matou oito pessoas só em 2017 no estado de Pernambuco. Os dados são do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox).

Entre janeiro e 15 de maio de 2017, o Ceatox atendeu 137 pacientes por intoxicação por agrotóxico agrícola, o chumbinho, como é conhecido. Em 2016, entre janeiro e maio, foram 139 atendimentos e oito pessoas morreram. Durante todo o ano, foram 355 atendimentos no Ceatox de vítimas de chumbinho e 48 pessoas morreram.

Chumbinho

O chumbinho é uma substância muito usada como veneno para rato, mas, na verdade é um agrotóxico, cuja venda é feita de maneira controlada e com receita. A aparência pode ser confundida com confeito, por isso essa substância deve ficar longe do alcance das crianças. O chumbinho tem ação rápida no corpo humano e atinge principalmente os sistemas digestivo e neurológico, e o envenenamento pode levar à morte.

De acordo com a enfermeira do Ceatox , ao se perceber que uma pessoa ingeriu chumbinho ninguém deve tentar socorrer em casa e sim levar para um hospital. Nos casos em que as vítimas são crianças, que não sabem explicar o que estão sentindo, o alerta é para os pais ficarem atentos aos sintomas.

O primeiro sintoma é a produção excessiva de saliva e suor, alem de choro. Os outros sintomas são mais difíceis de serem percebidos, como pupila dilatada. Em todos os casos, os pacientes devem ser submetidos a procedimentos básicos para cortar o efeito do veneno, assim como foi feito com as nove pessoas envenenadas em Camaragibe durante um almoço do dia das mães.

Mesmo com esses cuidados, os pacientes permanecem hospitalizados por no mínimo 48h como garantia de que o veneno realmente perdeu a ação.

Serviço

O Ceatox funciona na Rua João Fernandes Vieira, s/n, na Boa Vista, Centro do Recife. O telefone para informações e denúncias é o 0800 722 6001.

+VÍDEOS