Saúde

Chuvas: Hospital de Rio Formoso volta a funcionar após interdição

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 05/07/2017 às 12:30

-TV Jornal/Reprodução

A população do município de Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, passou a contar a partir desta quarta-feira (5) com os atendimentos do Hospital e Maternidade Maria José Monteiro. Os serviços haviam sido suspensos desde que o hospital foi inundado pelas fortes chuvas que assolaram a região no dia 28 de maio.

Inicialmente, somente a emergência está com as atividades normalizadas. Isso porque o local ainda passa por reparos. "O processo agora é só de limpeza e colocação de material elétrico", garantiu a diretora, Renata Cumaru.

Exército

Durante o período em que a unidade de saúde de Rio Formoso ficou interditado, o município contou com o auxílio do Hospital de Campanha montado pelo exército. Nesta terça-feira (4), a estrutura do serviço temporário começou a ser desmontada. Durante 33 dias, 2.638 pessoas foram atendidas e 5.949 procedimentos realizados, incluindo um parto.

"Ele (o hospital de campanha) é uma estrutura temporária e normalmente nós ficamos empregados até o município reassumir as funções de assistência a saúde da população. Nessa perspectiva, o hospital e o poder público local junto com a Secretaria Estadual de Saúde já fez todo o planejamento para que a cidade possa assumir essas funções", explicou a Coronel Sandra, responsável pela coordenação da estrutura.

+VÍDEOS