Nutrição

Ovo: alimento considerado completo perdendo apenas para o leite materno

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 11/10/2017 às 13:00

-Reprodução/TV Jornal

Ovo cozido, ovo frito, omelete são algumas combinações que se pode fazer com ele. O ovo é um alimento que é considerado rico em minerais, proteínas e vitaminas A, D e E, e está na opção do cardápio de nutricionais.

Por muito tempo se associou o consumo do ovo ao aumento do colesterol e por isso não era recomendado o consumo diário, mas pesquisas têm derrubado esse tabu. Os estudos revelam que o ovo é rico em colesterol, mas o bom. E o ovo agora é considerado um alimento completo, que só perde para o leite materno.

“O ovo é uma proteína que pode ser inserida no alimento como uma salda ou como uma refeição principal desde que seja utilizado de uma forma certa, como cozido. Se ele for frito na gordura, vai interferir no preparo, que não é recomendável”, explicou a nutricionista, Helen Lima.

Dados

O estado de Pernambuco é o maior produtor de ovos do Nordeste e o quarto do Brasil. Por dia são produzidos 10 milhões de ovos em duas mil granjas, a maioria delas localizada na região Agreste.

Apesar dos benefícios, o consumo dos ovos no Brasil é quase a metade do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “O Brasil tem uma média de consumo de 200 ovos por ano. O ideal seria o brasileiro consumir um por dia”, ressaltou Edval Veras, presidente da Associação dos Avicultores de Pernambuco (Avipe).

+VÍDEOS