PERIGO

Uso de álcool para cozinhar aumenta os caso de queimados no HR

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 21/11/2017 às 18:02

-Reprodução/TV Jornal

O setor de queimados do Hospital da Restauração, referência no tratamento de vítimas de queimaduras no estado de Pernambuco, está lotado. São cerca de 40 leitos ocupados, além de outros pacientes a espera de atendimento nos corredores da unidade. Segundo o chefe do setor, Marcos Barreto, o número de atendimentos realizados no HR duplicou nos últimos três meses.

De acordo com Barreto, o alto volume e a superlotação estão acontecendo devido ao uso de substâncias por parte de donas de casa depois do aumento do preço do gás de cozinha. Agora, muitas pessoas estão substituindo o gás por álcool combustível para cozinhar em casa. "Já houve casos de três gerações queimadas na família. Uma avó, uma mãe e uma neta", conta Marcos Barreto.

A substituição que, de início, pode parecer econômica, é bastante perigosa e envolve uma série de riscos. O Major do Corpo de Bombeiro, Aldo Silva, alerta que o manuseio do etanol é um dos principais fatores para os acidentes. "Cobrir o corpo com algum cobertor, ou jogar água na vítima, que além de apagar o fogo, também dá alivio imediato nas queimaduras", explica o Major sobre o que deve ser feito em casos de acidentes envolvendo este tipo de combustível.

Assista a matéria completa:

+VÍDEOS