Fiscalização

Encerra nesta 4ª o prazo para pagamento da segunda parcela do 13º

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 20/12/2017 às 16:55

-EBC

Termina nesta quarta-feira (20) o prazo para o pagamento da segunda parcela do 13º salário de 2017. Mas no estado de Pernambuco 1.600 denúncias foram feitas contra 182 empresas, por profissionais que ainda não receberam a primeira parcela do décimo terceiro salário. O número é 422% maior que do que ano passado.

O prazo de pagamento para a primeira parcela do benefício para os trabalhadores com carteira assinada terminou no dia 30 de novembro. Para o auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho (SRT), Paulo Telino, o aumento no número das denúncias se deve ao uso do canal para enviar mensagens de texto ou pelo Whatsapp. "Antigamente o trabalhador precisa se deslocar para o Ministério do Trabalho", explica.

Lei

O SRT fiscaliza as empresas, com relação aos direitos do trabalhador. Quando a superintendência recebe a denúncia, é enviada uma carta para o empregador que deve comprovar com os contracheques os pagamentos aos funcionários. No caso do 13º salário, se for comprovada a irregularidade, a empresa paga uma multa de R$170,25 por funcionário.

+VÍDEOS