Agreste

Menina de 3 anos raptada em Panelas fará teste de DNA

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/12/2017 às 15:24

-Reprodução/TV Jornal

A menina de 3 anos raptada no Distrito de Cruzes, em Panelas, no Agreste de Pernambuco, fará teste de DNA. Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), dois casais alegam ser pais da criança. Ela foi levada de dentro da residência dos pais no último domingo (24), na Véspera de Natal, e foi encontrada na noite dessa quarta-feira (27) no município de Catende, na Zona da Mata Sul do Estado.

Segundo a pasta, na certidão de nascimento da menina, consta o nome do casal com quem ela vive em Panelas. No entanto, as duas mulheres, suspeitas de participação do rapto, afirmam ser mãe e avó biológica da criança. As duas foram detidas, na manhã desta quinta-feira (28) na cidade de Catende, onde a menina foi encontrada. Além disso, investigações apontaram que os sequestradores teriam sido contratados pelo suposto pai biológico da criança, que é detento do Presídio Desembargador Augusto Duque, em Pesqueira, no Agreste. O representante da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) Cristiano Regiso informou que o homem está preso desde 2014 pelos crimes de homicídio e assalto. Ele teria mandando liberar a criança após grande repercussão do caso no Estado.

Diante disso, serão realizados exames de DNA. "Há durante a investigação a necessidade de perfis genéticos de exames de DNA que possam traduzir a veracidade dos fatos; se de fato o presidiário é o pai da criança - uma vez que a mãe nega - e há uma outra senhora que se apresenta como mãe desta criança", explica Joselito Kehrle.

A dupla que executou o rapto foi identificado após a polícia localizar o carro utilizado para levar a menina de casa. O chefe da Polícia Civil de Pernambuco, o delegado Joselito Kehrle, afirmou que a prisão preventiva deles já foi solicitada e a polícia aguarda uma resposta da Justiça sobre os mandados. Também está detido um vizinho da família da criança, que mostrou ao sequestradores onde ficava a casa da menina. Ele foi preso por meio de mandado de prisão temporária, com prazo de cinco dias.

O veículo utilizado no crime foi descaracterizado e seria desmontado em um galpão na cidade de Garanhuns, no Agreste. "O proprietário deste galpão foi ouvido e disse que de fato os três sequestradores devolveram o veículo após a utilização e a veiculação das imagens", disse Joselito Kehrle, que confirmou que o dono do galpão também será investigado.

A SDS ressaltou que as investigações ainda estão no início. "Nós não descartamos nenhum viés da prática desse crime, vamos explorar todas as possibilidades para ter a certeza da participação de cada um e a motivação real deste arrebatamento", afirmou o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire. Os envolvidos podem responder por sequestro, abandono de incapaz, cárcere privado, entre outros crimes. A procedência do veículo utilizado no sequestro também será apurada.

Violência sexual

O exame sexológico realizado pelo Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste, apontou que a criança não sofreu violência física nem sexual. O laudo assinado pelo perito José Alves contradiz o primeiro exame feito pelo médico Flávio Augusto Andrade, que informava que ela havia sido vítima de abuso sexual. Agora, a menina está sob os cuidados da família, com a supervisão do Conselho Tutelar de Panelas.

+VÍDEOS