Benefício

Usuários fazem fila para atualização do cadastro do VEM Livre Acesso

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 12/01/2018 às 16:46

-Reprodução/TV Jornal

O novo procedimento de atualização do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Livre Acesso gerou grandes filas na central de atendimento do VEM na Rua Soledade, na Boa Vista, área central do Recife, nesta sexta-feira (12). O cartão garante o benefício de gratuidade para pessoas com deficiências nos transportes públicos na Região Metropolitana do Recife.

Para os usuários, a manhã foi de transtornos. Selma Lourenço foi uma das mães que compareceram ao local na manhã de hoje para regularizar o beneficio, ela recebeu o aviso da atualização utilizou o cartão em um coletivo com a filha e viu no validador do cartão a mensagem que tinham que ir ao posto de atendimento. "Tomei um susto, pensei que tinham bloqueado o cartão", contou a dona de casa.

O atendimento no local teve início às 8h, mas logo foi suspenso por uma falha na comunicação. A suspensão é temporária e para quem foi notificado, um novo cronograma cronograma para fazer a troca será disponibilizado. O posto do vem funciona das 8h30 as 17h30, de segunda a sexta.

Resposta

Em nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou não está sendo realizado um recadastramento, mas sim uma troca dos cartões, para inibir fraudes nos documentos. Ainda de acordo com a nota, o processo para essa mudança dos cartões será feito gradualmente e de forma gratuita.

O processo de troca do cartão teve início na sexta-feira (5), segundo o Grande Recife, e, desde então, cerca de quatro mil usuários já foram informados. Uma nova convocação será realizada pela empresa e os usuários devem esperar serem notificados.

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana) informou que a convocação está sendo feita através de uma mensagem que aparece nas máquinas leitoras do VEM dentro dos ônibus, no momento em que o usuário utiliza o cartão. Ainda de acordo com o sindicato, após o recebimento do comunicado, o usuário tem até 30 dias para realizar a troca do VEM.

+VÍDEOS