Imposto

Valor do IPTU 2018 pode dobrar de preço este ano; veja como recorrer

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 17/01/2018 às 11:40

-Reprodução/TV Jornal

Os moradores do Recife que já começaram a ser avisados que o Imposto Territorial Urbano (IPTU) deve aumentar, e pode até dobrar de preço este ano. A Prefeitura do Recife informou que os imóveis da cidade foram vistoriados no ano passado, e o valor do imposto daqueles que apresentaram melhorias vai aumentar.

Algumas pessoas levaram um susto logo no começo de 2018, como Albertino dos Anjos, que recebeu uma carta informando que o reajuste no valor pago pelo imposto aumentaria R$ 1000,00 em relação ao ano passado. Ele mora em um prédio localizado no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, onde todos os moradores receberam a notificação do aumento, justificado após uma vistoria realizada no local. Segundo seu Albertino, nenhuma vistoria foi feita no imóvel, e nenhuma melhoria foi realizada na rua do condomínio.

Explicação

Segundo a Prefeitura do Recife, vistorias dentro do apartamento não são previstas por lei para alterar o valor do IPTU, mas sim nas áreas externas das construções. O prédio de seu Albertino teria passado por uma vistoria na área externa em agosto de 2017. Um técnico de cadastro imobiliário foi até o local e tirou fotos do edifício, que segundo o secretário executivo de tributação, Prosterino Sarubbi, estava cadastrado em uma categoria abaixo do padrão do local.

Quem discordar

Quem não concordar com o valor do IPTU pode recorrer na própria prefeitura, em um prazo de 30 dias após o vencimento da primeira parcela do imposto, que é no dia 10 de fevereiro. Se o resultado continuar sem agradar, o contribuinte pode também recorrer à justiça.

+VÍDEOS