Coelhos

Moradores denunciam infestação de ratos ao lado do Imip

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 31/01/2018 às 10:15

-Reprodução/TV Jornal

Moradores da Travessa dos Coelhos, no bairro de mesmo nome, na área central do Recife, denunciaram uma infestação de roedores no local. Com medo, os moradores ficam dentro de casa. "Mais de quinze ratos, se for contar", contou a catadora Juliana Lindinalva.

Esse problema aconteceu bem ao lado do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Segundo moradores, alguns ratos passam pelos buracos de um muro que fica entre a rua e os fundos da unidade de saúde. Na rua, tem muito lixo, o que prejudica ainda mais a situação. "O lixo fica jogado por aí, não aparece ninguém mais para varrer rua", conta outra residente do local.

Leptospirose

A preocupação só aumenta, porque a urina dos ratos pode transmitir leptospirose, uma doença que pode levar à morte. De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES), no ano passado, 24 pessoas morreram por causa da leptospirose, mais que no ano anterior, quando foram 19 mortes por causa da doença. Nos primeiros vinte dias de 2018, dois casos da doença foram confirmados, um a mais que no mesmo período do ano passado.

Resposta

A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), da Prefeitura do Recife, esclareceu que a coleta de lixo das casas está regularizada no bairro dos Coelhos, e é realizada diariamente, sempre durante o dia. A Emlurb pede ainda que a população não efetue o descarte de lixo, metralhas ou entulhos de forma irregular e fora do horário da coleta, para evitar a proliferação de pragas e doenças.

A Gerência de Vigilância Ambiental do Recife prometeu enviar uma equipe à comunidade para verificar a infestação de roedores. O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) informou que a denúncia dos moradores de que há um buraco dentro do hospital, de onde saem os ratos, não procede.

-Reprodução/TV Jornal

+VÍDEOS