Carnaval 2018

Controle do Aedes Aegypti será feito no percurso do Galo

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 08/02/2018 às 15:15

-Foto: Filipe Ribeiro/JC Imagem

Inspeções serão realizadas nesta quinta-feira (8), com o objetivo de minimizar e eliminar os riscos à saúde da população, durante todo o percurso do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, pela Vigilância Ambiental do Recife e Controle das Zoonoses (GVACZ) da Secretaria de Saúde do Recife. O mutirão começou às 6h e será realizado em parceria com equipes do Distrito Sanitário 1, com base nos últimos índices de infestação predial na região.

Agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) utilizarão pulverizadores costais (equipamentos colocados nas costas) para aplicação de inseticida que elimina os mosquitos alados (forma adulta). O tratamento abrange as ruas do percurso do Galo da Madrugada e do entorno. Também são vistoriados caixas d´água, esgoto, depósitos de lixo, estabelecimentos de recicláveis e ferros velhos, além de arquibancadas e áreas dos camarotes.

Também vem sendo realizado o controle de animais sinantrópicos, com a desratização, desinsetização e conscientização da população quanto às medidas sanitárias necessárias para manutenção de ambiente livre da presença desses animais.

Medidas preventivas

As medidas preventivas, de fato, começaram no mês passado, quando houve várias atividades de desratização, além e visitas a cerca de 200 imóveis. Entre as principais ações estão: controle de vetores, com a realização do tratamento focal, perifocal e espacial no combate ao mosquito Aedes aegypti, além de orientação aos cidadãos quanto às principais medidas sanitárias no enfrentamento das arboviroses; controle de zoonoses, que são as ações referentes ao controle da população de animais, orientação e apreensão de animais no trajeto do desfile do bloco, bem como abordagens aos residentes e comerciantes quanto a posse responsável desses animais.

+VÍDEOS