Bombeiros

Veja como foi salvamento de jovem engasgada e o que fazer nesses casos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 15/05/2018 às 9:40

-Reprodução/TV Jornal

O risco de engasgos existe para pessoas de todas as idades, e nesses casos, manter a calma e fazer o procedimento correto é essencial para salvar vidas. No domingo (13), por exemplo, duas pessoas foram salvas dessa forma. Um bebê de 7 meses, que ficou sufocado enquanto tomava banho, e uma jovem, que engasgou com o almoço do dia das mães.

No caso da jovem Maria Santana Lessa, foram quase dez minutos de desespero, até a chegada dos bombeiros. A dona de casa estava almoçando, quando se engasgou. Ela ficou sem ar, e as mãos e as pernas gelaram. O marido dela, os filhos e a mãe correram para tentar socorrê-la.

Foi quando a mãe, Rosângela Maria Santana, teve a ideia de ligar para o número 193 e pedir ajuda ao Corpo de Bombeiros. O atendimento feito por telefone foi conduzido pelo soldado Edson Mendes. Foi ele que orientou a mãe de Maria, até a chegada da equipe.

O que fazer

Nesses casos, é importante estar preparado e calmo para seguir as orientações que, em muitos casos, podem garantir a sobrevivência do paciente. O major do Corpo de Bombeiros, Anderson Barros, demonstra no vídeo abaixo o que deve ser feito em caso de um adulto ou um bebê engasgarem, até o socorro chegar.

+VÍDEOS