Ajuda

Hemope pede suspensão de cirurgias devido a estoque baixo de sangue

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 23/05/2018 às 9:28

-Hélia Scheppa/Acervo/JC Imagem

Com estoque de sangue quase zerado, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE) recomendou que os hospitais do Recife suspendessem todas as cirurgias que não foram de emergência. A medida já entrou em vigor desta a sexta-feira (18).

O Hemope também convida a população a visitar um dos dos oito hemocentros espalhados pelo Estado e realizar a doação. Atualmente, dos oito tipos sanguíneos existentes, três estão em situação crítica e dois em alerta. O hemocentro reforça que a ajuda pode ser de qualquer tipo de sangue, não necessariamente esses cinco tipos mais escassos.

A reposição do sangue é fundamental para salvar pessoas que precisam passar por cirurgias de urgência e emergência, ou seja, aquelas em que os pacientes correm risco de morte. No caso dos pacientes que visitam o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, na Universidade de Pernambuco (UPE), localizado no bairro de Santo Amaro, no centro do Recife, os transtornos já começaram desde a semana passada.

De acordo com a a gestão executiva do hospital, as cirurgias oncológicas e urgentes estão mantidas. Já os procedimentos eletivos serão reprogramados pelas equipes assim que a situação do estoque disponível a Agência Transfusional se normalizar.

A recomendação foi enviada às unidades de saúde da Região Metropolitana do Recife (RMR) no último dia 9 de maio. Segundo o Hemope, deverá ser feita uma avaliação caso a caso entre o médico que realizaria o procedimento e o médico da agência transfusional de cada hospital, priorizado aqueles pacientes em situações mais urgentes. No interior, a situação está normalizada.

Como doar

-Governo do Estado/Divulgação

Para doar, é necessário que a pessoa tenha entre 16 e 69 anos. Para os menores de 18 anos, é necessária autorização e acompanhamento de um responsável, durante a doação. No caso de maiores de 60 anos que queiram realizar a doação pela primeira vez, a iniciativa deve ser aprovada por um médico.

Outros critérios para doação são o peso e a alimentação. É necessário ter mais de 50kg e estar saudável para doar. Pessoas com anemia não podem realizar a coleta. O doador precisa estar bem alimentado antes de fazer a doação e é aconselhável não ingerir alimentos gordurosos no dia da coleta.

Todos os doadores precisam apresentar um documento oficial com foto, como identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho e passaporte. O intervalo entre as doações também é importante, e deve ser de três meses para homens e de quatro meses para mulheres. Antes da terceira doação, é possível solicitar a carteirinha de doador do Hemope.

Onde

O Hemocentro Recife fica na Rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro do Derby e funciona das 7h15 às 18h30. A população pode tirar dúvidas pelo Disque Doação: 0800.081.1535.

+VÍDEOS