Mobilidade

Sem passarela na BR-101, pedestres enfrentam imprudência de motoristas

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 05/06/2018 às 10:45

-Felipe Jordão/JC Imagem

Uma nova faixa de pedestres foi instalada na BR-101, entre o antigo prédio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Hospital das Clínicas, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. A ação foi aprovada após a retirada da passarela suspensa, que fazia o translado dos pedestres entre um lado e o outro da via.

A medida é provisória, até que uma passarela de concreto seja construída no mesmo lugar da antiga. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o serviço faz parte do projeto de requalificação da BR-101, e deve ser finalizado até dezembro deste ano.

Se por um lado a passarela será reformada para melhorar a vida dos pedestres, neste meio tempo, eles precisam lidar com as imprudências e a falta de educação dos motoristas. Em menos de uma hora no local, a equipe de reportagem da TV Jornal flagrou diversas irregularidades. Entre elas, carros parados em cima da área destinada aos pedestres, pessoas atravessando com o sinal aberto para veículos, e carros freando de surpresa, quase em cima dos semáforos.

Passarela antiga

O equipamento antigo, que ficava no quilômetro 68 da rodovia federal, foi desativado, após denúncia dos transeuntes de que a passarela estava em péssimas condições de conservação. Escadas enferrujadas, ferros soltos em alguns trechos, elevadores sem funcionar nos fins de semana. Tudo contribuiu para que o equipamento virasse alvo de muitas críticas.

Em fevereiro de 2017, o DER informou que o equipamento passava por obras de restauração desde novembro de 2016 e que os reparos seriam concluídos no primeiro semestre de 2017, com custo de R$ 460 mil. Mais de um ano depois, o cenário encontrado foi o mesmo.

+VÍDEOS