Operação Policial

Desarticulada organização criminosa que atuava entre estados

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 03/08/2018 às 8:00

-Reprodução/TV Jornal

Operação da Polícia Civil, denominada de “Ponto Cego”, foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (3) com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada a crimes de estelionato, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, advocacia administrativa ilegal e furto qualificado. O grupo atuava nos estados de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte.

De acordo com a polícia, foram cumpridos 19 mandados de prisão preventiva, sete delas contra detentos do sistema prisional do Estado. Outros 16 mandados, de busca e apreensão domiciliar, também foram executados.

Dos mandados de prisão, dois serão transferidos para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Entre os presos na manhã desta sexta, estão cinco mulheres, um ex-PM e dois advogados. As ações criminosas estão sendo investigadas pela Polícia Civil desde janeiro deste ano.

Dois dos mandados foram cumpridos fora do Estado, sendo um no município de Rio Largo, em Alagoas, e outro em Natal, no Rio Grande do Norte. Todos os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.

A quadrilha é investigada por, pelo menos, seis crimes. Entre os alvos principais estão idosos e instituições financeiras. O grupo agia principalmente com clonagens de cartões de crédito. Durante a operação, foram apreendidos carros, computadores e documentos.

Operação

Participam da ação cerca de 100 policiais civis, entre eles agente e escrivãs, além de representantes da OAB e uma equipe especializada da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), porque um dos alvos é suspeito de furtar energia elétrica.

As investigações também contaram com a ajuda de policiais de Alagoas e do Rio Grande do Norte, além do grupo de apoio especializado de combate ao crime organizado (Gaeco), sob o comando do Ministério Público.

+VÍDEOS