Auxílio-moradia

Pocotó: 20 casas são demolidas e famílias ficam sem moradia

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 31/08/2018 às 8:50

-Reprodução/TV Jornal

Desde o início do mês de agosto, moradores da comunidade do Pocotó, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, enfrentam a tensão de precisarem deixar suas casas, localizadas em cima do túnel Augusto Lucena. De acordo com os moradores, 11 famílias receberam um aviso de demolição da Prefeitura do Recife, mas outras casas que não estavam na lista foram destruídas, ainda no início da manhã desta sexta-feira (31).

Alguns moradores foram pegos de surpresa, outros até previram a situação e deixaram as casas uma semana antes para morar em lugares provisórios. Segundo o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, na comunidade, vivem cerca de 42 famílias. Ao menos 20 casas foram demolidas, mas nem todo mundo recebe auxílio.

Auxílio-moradia

A luta pelo auxílio começou já durante a primeira semana do mês, quando moradores da comunidade realizaram um protesto no local, interrompendo vias e colocando fogo em pneus. No entanto, nada foi resolvido. Guardas municipais acompanharam o cumprimento da ação de demolição.

Os manifestantes alegavam que o valor do auxílio moradia, de R$ 200, fornecido pela Prefeitura do Recife, não supriam os gastos com moradia. Eles queriam uma reunião com a prefeitura para encontrar alternativas para a retirada das casas, além de pedir políticas habitacionais.

+VÍDEOS