Despedida

Emoção e homenagens no adeus à jornalista e apresentadora Graça Araújo

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 10/09/2018 às 8:30

-Reprodução/TV Jornal

O final de semana foi de despedida para familiares, amigos, telespectadores e ouvintes de Graça Araújo, que lotaram o Cemitério Morada da Paz para dar adeus à sua estrela. Na noite do sábado (8), fãs e amigos esperavam desde cedo o corpo da jornalista para o velório.

Quando o caixão chegou ao cemitério, em Paulista, no Grande Recife, as reações foram de dor e emoção. Mesmo durante a madrugada, as homenagens não pararam e coroas de flores eram penduradas a todo momento. "É lamentável. Graça me ensinou muito e era uma pessoa incrível. A gente tem muito boas lembranças para guardar", afirma "Ana Clara Marinho, também jornalista.

"Comecei a carreira com Graça. Não era ainda repórter de televisão. Quando ela olhou para mim, disse que achava que eu podia ser. É uma pessoa por quem eu tenho uma gratidão enorme. Eu vou me sentir sempre repórter de Graça. Eu aprendi com ela o que era fazer jornalismo do povo para o povo, de gente para gente. Eu acho que o grande legado de Graça. Era falar com as pessoas, para as pessoas", diz a jornalista Bianka Carvalho.

Na manhã do domingo (9), o choro, o abraço apertado e a saudade ficaram mais evidentes entre os amigos e familiares, mesmo no cemitério lotado. "O falecimento da Graça, ela tomou de surpresa. Foi uma coisa repentina. Para nós, ela estava com toda saúde. Então, isso abala. É um choque, e você demora a absorver", declara o radialista Ralph de Carvalho.

"Guardarei dela uma grande lembrança, que é o sorriso largo. A pessoa alegre, de bem com a vida, e que não tinha rancor, não guardava mágoa das pessoas", conta o secretário de Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Homenagens

Emocionados, muitos ouvintes e telespectadores também fizeram questão de dar o adeus à apresentadora. A ambulante Ana Maria Correia disse que não perdia o programa de Graça Araújo. Já a dona de casa Helena Maria da Conceição, ressaltou a luta da jornalista. "Ela já está em um bom lugar. Que Deus abençoe ela. Ela lutou muito, é uma guerreira", deseja.

Geraldo freire, apresentador da Rádio Jornal e amigo de três décadas de Graça Araújo, era um dos muitos que não ainda não aceitavam a morte da jornalista. "O que choca, nessa situação, é que Graça se preparava para viver muito. Absolutamente disciplinada, regrada, dando conselhos. Ela não gostava nesses eventos de muito barulho não. Ela vai reclamar da gente que está aqui fazendo barulho. Deixa Graça dormir", disse.

O presidente do Grupo JCPM e do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), João Carlos Paes Mendonça, também foi se despedir da funcionária e amiga. "É uma pessoa que tem uma estima toda especial. São 27 anos de convivência, com um ser humano extraordinário, uma profissional com um alto nível de responsabilidade e de conhecimento, sempre procurando servir. Graça deixa uma lacuna enorme no jornalismo pernambucano", afirma.

-Reprodução/TV Jornal

Cremação

Às 14h30, todos participaram da cerimônia ecumênica de despedida de Graça Araújo. Com cantos e orações, foi lembrada a dedicação da jornalista às pessoas e às causas dos menos favorecidos. Depois do culto, o caixão seguiu para a sala de cremação, sob aplausos e gritos de 'Guerreira'.

A última cerimônia de homenagem foi restrita a familiares e amigos íntimos. Na pequena sala, um vídeo com imagens de Graça Araújo no trabalho, durante os mais de 35 anos de carreira, aleém de fotos da jornalista com os colegas de atividades físicas e parentes, foi apresentado. Enquanto pétalas de rosas eram jogadas, pequenas luzes simbolizaram a luz da vida que se apagou, e o corpo de Graça Araújo foi cremado.

AVC

A apresentadora do TV Jornal Meio Dia e do programa Rádio Livre, da Rádio Jornal, Graça Araújo, morreu nesse sábado (8). De acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital Esperança, onde a jornalista foi internada na quinta-feira (6) após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), Graça teve morte cerebral.

Graça sofreu um AVC enquanto treinava em uma academia localizada em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A jornalista foi socorrida no Hospital Esperança, onde foi atendida e internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por volta das 19h, em estado grave.

Carreira

A história de Maria Gracilane Araújo da Silva começou no município de Itambé, na Zona da Mata de Pernambuco. Aos 62 anos, Graça Araújo é conhecida pelo profissionalismo singular. A jornalista, que é apresentadora do TV Jornal Meio Dia e radialista na Rádio Jornal, conquistou prestígio por sua postura coerente, além do compromisso com a verdade. O tom preciso em suas declarações tornou-a querida e admirada por se posicionar em defesa dos interesses do cidadão pernambucano.

+VÍDEOS