Eleições

Começa processo de transporte de urnas eletrônicas a locais de votação

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 25/10/2018 às 13:00

-Reprodução/TV Jornal

As urnas eletrônicas que vão ser utilizadas em Pernambuco, no segundo turno das eleições, que acontece neste domingo (28), começaram a ser carregadas para os caminhões que vão transportá-las para os locais de votação. O trabalho começou às 8h desta quinta-feira (25).

Mais de 5 mil urnas que estavam em um galpão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, foram colocadas em caminhões, que vão fazer o transporte delas para os locais de votação no Recife, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

Ao todo, foram preparadas cerca de 23 mil urnas no Estado, a mesma quantidade do primeiro turno. Os caminhões usados no transporte são de duas empresas particulares selecionadas pela Justiça Eleitoral, por meio de licitação pública. As urnas começam a ser transportadas para as zonas eleitorais nesta sexta-feira (26). Até sábado (27), todas já terão chegado aos destinos. Os veículos são escoltados o tempo todo por policiais militares.

Fraudes e Fake News

As urnas são as mesmas que foram usadas no primeiro turno. Elas foram reprogramadas com as informações dos candidatos e dos eleitores de cada seção. Estão lacradas e só funcionam no horário da votação no próximo domingo. O secretário de tecnologia do TRE, George Maciel, alerta os eleitores sobre o cuidado com as notícias falsas e garante que as urnas são à prova de fraudes.

+VÍDEOS