Premiação

SJCC ganha 7 prêmios no 24º prêmio do Cristina Tavares de Jornalismo

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 31/10/2018 às 7:44

-Reprodução/TV Jornal

A entrega do 24º prêmio do Cristina Tavares de Jornalismo aconteceu na noite dessa terça-feira (30), na Sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), localizado no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. Os profissionais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) foram indicados a 11 categorias e levaram sete prêmios.

A reportagem especial “A Culpa não é Delas”, que abordou a violência contra a mulher, venceu em duas categorias do Cristina: internet, de Ciara Carvalho, Karla Tenório e Alexandre Gondim; e radiojornalismo, de Anne Barretto, Elaine Santana e Mônica Carvalho.

A TV Jornal também foi premiada com a série de reportagem “Pernambuco pela Educação”, de Cinthia Ferreira, Adriana Victor, Diego Nigro e Gustavo Alves. “O Projeto Pernambuco pela Educação revelou uma situação preocupante. A gente viajou por várias cidades do país e de Pernambuco, e descobrimos que têm adolescentes que deveriam estar no terceiro ano Ensino Médio, se preparando para o vestibular, mas na verdade estão na quinta, sexta série”, explica a Cinthia Ferreira.

O projeto #UmaPorUma, formado por mais de 30 mulheres do sistema, também foi premiado, nas categorias “Cadernos Especiais e Série de Reportagens” e “Criação Gráfica”. A ideia do trabalho é contabilizar casos de violência contra a mulher em todo Pernambuco, contando as histórias de mulheres vítimas do feminicídio e acompanhando o desenrolar de casos na justiça, até o julgamento.

Jornalismo Literário

No evento também ocorreu a entrega do 3º Prêmio de Jornalismo Literário. Na categoria estudante, o vencedor foi Jefferson Sousa, com a reportagem “Poetas analfabetos do Sertão do Pajeú de Pernambuco”, publicada no Jornal do Commercio nas versões impressa e online.

Rádio

Ainda na categoria de Radiojornalismo, a jornalista Natália Hermosa foi a editora de texto da série “A Culpa não é delas”. Entre os estudantes, na categoria de Videojornalismo, o vencedor foi o documentário Mulheres Indígenas, da jornalista Roberta Sales.

Memória

Na solenidade, a jornalista Graça Araújo, falecida em setembro, foi homenageada. Fotos do acervo pessoal da jornalista foram exibidas ao som da canção 'Um Sonho', da banda Nação Zumbi. Emocionada, uma das irmãs da apresentadora, Conceição Soares, agradeceu a homenagem.

+VÍDEOS