Celebração

Cemitérios e comerciantes se preparam para visitas do Dia de Finados

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 01/11/2018 às 13:10

-Reprodução/TV Jornal

O dia de Finados é celebrado nesta sexta-feira (2), e nessa data, muitas pessoas lotam os cemitérios para rezar e homenagear parentes e amigos que já se foram. Nesta quinta-feira (1º), o dia foi de muito trabalho para deixar tudo organizado para receber os visitantes.

Do lado de fora do cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife, os comerciantes já estão prontos para mais um Finados. “Pronta para vender tudo, se Deus quiser. Pagar os comerciantes e ficar com um pouco para mim”, afirma a vendedora Maria José de Moura. No mercado de flores, o mais procurado, os preços são os mesmos do ano passado.

Dentro do cemitério também há preparação, e teve gente que aproveitou para pintar e limpar os túmulos. O cemitério de Santo Amaro deve receber cerca de 20 mil nesta sexta. A programação começa logo cedo, com missa às 7h. Às 9h tem a reza do terço e às 10h, outra missa, celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. À tarde, às celebrações continuam até às 16h. Você pode conferir a programação desse e de outros cemitérios aqui.

Novidade

Este ano, o cemitério de Santo Amaro tem uma novidade. O visitante que quiser conhecer um pouco mais da história de pessoas famosas enterradas no local, vai poder contar com ajuda da tecnologia. Para isso, é preciso instalar um aplicativo chamado QRcode. Em seguida, você usa a câmera do celular para escanear um código que vai estar em plaquinhas, na frente dos túmulos. Seu celular será direcionado para uma página com a explicação sobre cada personalidade que está enterrada no cemitério.

+VÍDEOS