Novembro Azul

Mutirão gratuito de prevenção ao câncer de próstata acontece no Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 01/11/2018 às 13:37

-Reprodução/TV Jornal

No mês do Novembro Azul, a saúde dos homens passa a ficar no centro das atenções, com ações de prevenção do câncer de próstata. Por isso, na manhã desta quinta-feira (1º), um mutirão de atendimento gratuito para homens começou a funcionar, no Parque 13 de Maio.

A recomendação é que homens a partir dos 50 anos façam o PSA com o toque retal anualmente. Por ser uma doença multifatorial, a ciência ainda não conhece todos os fatores que levam à doença. No entanto, o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. Estudos recentes também mostram maior risco em homens com peso elevado e com histórico da doença na família.

Para se prevenir, os especialistas aconselham adotar práticas saudáveis como não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e ter uma alimentação saudável. Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. Quando apresenta, os mais comuns são: dificuldade de urinar, sangue na urina e necessidade de urinar mais vezes. Havendo alguns desses sintomas, recomenda-se a realização de exames.

Mutirão

Tratamento

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

+VÍDEOS