Reintegração de posse

Famílias da ocupação Gonzagão protestam por moradia em Olinda

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 12/11/2018 às 12:36

-Reprodução/TV Jornal

Um protesto interditou três vias no bairro de Jardim Brasil, em Olinda, no Grande Recife, na manhã desta segunda-feira (12). Cerca de 180 famílias invadiram um terreno há cinco meses e agora, um homem que diz ser o dono quer a desocupação do local.

O protesto começou por volta das 6h30 da manhã. Pelo menos, dois pontos da II Perimetral de Olinda e da Avenida Antônio da Costa Azevedo, em Jardim Brasil II, foram bloqueados. Moradores da ocupação Gonzagão atearam fogo em pneus e pedaços de madeira.

Denúncia

Com faixas e cartazes, eles protestaram contra uma liminar de reintegração de posse. Segundo os manifestantes, o suposto dono apareceu recentemente reivindicando a área. Segundo Valmor Cavalcanti, um dos moradores, antes de ocupar o terreno, há 5 meses, ele fez uma busca nos cartórios da cidade e nenhum dono foi encontrado. "Este terreno encontra-se há, em torno, de 10 a 20 anos sem posse de ninguém. Por isso foi feita essa ocupação", explica.

A liminar determina a saída das famílias até o dia 16 de novembro, o que deixou muita gente desesperada. "A gente está aqui querendo uma moradia. A gente quer um órgão público que venha aqui ver a nossa situação, ver onde vai botar a gente. A gente não quer sair, não tem onde morar", pede a dona de casa Vanessa Almeida.

Fim da manifestação

Com as duas avenidas interditadas, o trânsito no bairro ficou complicado. A Polícia Militar foi acionada e, após uma conversa com os manifestantes, a pista foi liberada para o trabalho do Corpo de Bombeiros. Por meio de nota, a Prefeitura de Olinda disse que ação é uma demanda privada e informou que não tem envolvimento nenhum com o ocorrido.

+VÍDEOS