Suspensão

Pais de alunos de creches integrais protestam na Prefeitura do Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/11/2018 às 11:15

-Reprodução/TV Jornal

Pais de alunos que são atendidos pelas creches em tempo integral, no Recife, protestaram na manhã desta quinta-feira (29) contra a suspensão do atendimento para o próximo ano letivo. A unidades atendem crianças de 4 e 5 anos. De acordo com os pais dos alunos, a instituição de ensino solicitou que eles decidissem em qual turno queriam matricular seus filhos: manhã ou tarde.

Em forma de protesto, eles fizeram um abaixo-assinado, que já recolheu 65 assinaturas. O objetivo é que essa decisão seja revista. O caso está sendo levado para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Ensino

Os centro de Educação Infantil que aderem à medida são: Ana Rosa Falcão, no bairro de Santo Amaro; Doutor Alberico Dornelas Câmara, no Bairro do Recife; Paulo Rosas, na Várzea; e Menino Jesus, em Casa Forte, funcionarão em apenas um turno. Juntas, as unidades elas atendem 207 crianças de 4 e 5.

De acordo com a Prefeitura do Recife, a ideia não é reduzir as vagas, mas abrir outras 207 vagas para 2019. Sendo que todas elas, de meio período. Os pais das crianças afirmam terem sido pegos de surpresa, já que muitas crianças foram matriculadas no fim deste ano.

Prefeitura

A Prefeitura do Recife disse que a medida tem o objetivo de ampliar o número de vagas no próximo ano e que está aberta para discutir a transferência dos alunos para outras unidades, caso seja o desejo dos pais.

A promotora da Justiça de Defesa da Educação da Capital, Eleonora Rodrigues, recebeu o abaixo-assinado dos pais e instaurou procedimento para investigar a situação. Ela vai oficiar a Secretaria de Educação do Recife para o que o órgão se pronuncie sobre o fato. Após a notificação, o município tem um prazo de 10 dias úteis para encaminhar uma resposta.

+VÍDEOS