Mobilidade

Integração temporal na Estação Recife divide CBTU e Grande Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 05/12/2018 às 9:15

-Reprodução/TV Jornal

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) anunciou, nessa segunda-feira (3), a implantação da integração temporal entre ônibus e metrô no Terminal Integrado Recife, localizado no bairro de São José, na área central da cidade. De acordo com a afirmação feita pela CBTU, a medida passa a valer no próximo sábado (8), mas o Grande Recife Consórcio alega a inviabilidade da data, pedindo que as alterações sejam feitas apenas em janeiro. Um ofício foi entregue à Companhia.

A medida já é uma discussão que se arrasta desde o início do ano, entre os setores. Segundo o superintendente do metrô no Recife, Leonardo Villar Beltrão, quando o terminal abre os portões para os ônibus, um número grande de pessoas entra sem pagar e isso teria sido o motivador da reunião. A estimativa é que, dos 45 mil passageiros que circulam nos terminais, cerca de 3 mil não paguem a tarifa.

“Em janeiro deste ano, me reuni com o Grande Recife e eles disseram que resolveriam a situação aumentando a segurança, mas isso não aconteceu. A solução encontrada para evitar a evasão foi implantar a integração temporal”, explica. A medida é a mesma que acontece em Cavaleiro e no Largo da Paz.

Como funcionaria o novo serviço?

Com a integração temporal, a catraca que liga o ônibus ao metrô, hoje liberada, passaria a ser bloqueada. O passageiro seria obrigado a utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) para entrar no metrô, sem que uma nova tarifa fosse debitada dentro do período de duas horas.

Grande Recife

O Grande Recife Consórcio informou, nessa terça-feira (4), à CBTU, que não será possível implantar o novo sistema nesse sábado (8). Entre os motivos, está a grande circulação de pessoas que não usam o cartão VEM e precisam pagar pelo bilhete em dinheiro.

Ainda segundo o Grande Recife, o embarque pela porta dianteira dos ônibus para validar o cartão causaria longas filas e os passageiros que não usam o cartão VEM sairiam no prejuízo, porque perderiam o direito à integração com as linhas de ônibus do terminal.

Eles sugerem que a mudança seja discutida e implantada no próximo mês, quando as férias escolares fazem diminuir a circulação no Terminal Integrado da Estação Central do Recife.

+VÍDEOS