COMEMORAÇÃO

Jornal do Commercio comemora 100 anos com solenidade

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 03/04/2019 às 11:05

-TV Jornal / Reprodução

Na noite da terça-feira (2), ocorreu, em comemoração aos 100 anos do Jornal do Commercio, uma solenidade no auditório da empresa. Estiveram presentes na ocasião empresários, donos de jornais, diretores de redação, profissionais do ramo publicitário e autoridades de diversos estados do Brasil. Todos foram recebidos pela diretoria e pelo presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), João Carlos Paes Mendonça.

Paes Mendonça fez a abertura oficial do evento e discursou sobre a importância do jornalismo e sobre a relevância dos 100 anos do Jornal do Commercio para o estado de Pernambuco. O jurista e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, também marcou presença nas comemorações e palestrou sobre democracia e liberdade de imprensa.

Durante o evento, funcionários e ex-funcionários do SJCC receberam homenagens, como forma de agradecimento aos inúmeros anos de serviços prestados à empresa. Para o diretor de redação do JC, Laurindo Ferreira, a marca dos 100 anos do jornal celebra a liberdade de imprensa e de expressão em Pernambuco.

Confira o evento

O vice-presidente do Grupo Globo, João Roberto Marinho, a presidente do Grupo O Povo, Luciana Dummar e o presidente do Jornal Correio, Antônio Carlos Magalhães Júnior estiveram na eventualidade comentaram sobre o atual cenário do jornalismo e o aniversário do Jornal do Commercio.

Veja

História

Ao longo dos 100 anos, além de todo o prestígio contemplado com inúmeras conquistas e prêmios, o JC superou diversos obstáculos, como crises econômicas e censuras. No ano de 1987, o jornal chegou à beira da falência e ficou fora das bancas por 40 dias, devido a uma grande crise financeira.

O diretor que assumiu o JC logo após o período de turbulência, Ivanildo Sampaio, falou sobre sua estratégia para reerguer o jornal "Quando assumi, eu não tinha com quem trabalhar. Então, eu fui até a universidade e convidei os alunos mais talentosos, segundo referências dos coordenadores do curso, para virem trabalhar comigo, como estagiários. Com isso, consegui trazer uma equipe muito talentosa de jovens", disse Ivanildo, que atualmente integra o Comitê do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).

Até os dias atuais, o SJCC ajuda na formação dos novos jornalistas, integrando estagiários na equipe, e mantém o papel essencial do jornalismo em uma sociedade democrática.

+VÍDEOS