Manifestação

Taxistas voltam a protestar no Centro do Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 08/04/2019 às 8:40

-Foto: Luís Carlos Oliveira/TV Jornal

Para pedir mais rapidez na regulamentação dos aplicativos de transporte privado de passageiros, como o Uber e o 99, taxistas da Região Metropolitana do Recife (RMR) realizam um protesto, na manhã desta segunda-feira (8), na área Central do Recife. A categoria se reúne na Praça do Derby, no bairro de mesmo nome, e deve seguir em passeata até a prefeitura, que fica no bairro do Recife. Na última segunda-feira (1º), os taxistas fizeram uma manifestação que durou cerca de 13 horas.

Após o ato, a 7ª Vara da Fazenda Pública da Capital concedeu uma liminar proibindo os taxistas de fecharem completamente as vidas do Recife. Caso haja o descumprimento da ordem, uma multa no valor de R$ 1.000 será imposta a cada proprietário de táxi. Devido à decisão, a categoria decidiu, então, realizar um ato a pé e utilizando bicicletas. "Uma coisa inédita, a Justiça é lenta mas conseguiram uma liminar para desobstrução de ruas. Já que a gente não pode mais fazer um movimento com veículo, então vamos a pé, de bicicleta, de carro de mão. A gente vai sair", comenta o taxista Wellington Lima.

Liminar

Os taxistas também foram proibidos pela Justiça de ocupar as entradas da Prefeitura do Recife, e devem manter distância de dois quilômetros do local. Em caso de descumprimento da ordem, a multa chega a R$ 50 mil. Os taxistas pretendem entregar à Prefeitura uma pauta com cerca de 13 reivindicações, envolvendo a redução da fiscalização sobre os táxis, o patrocínio da Prefeitura para os cursos de taxistas, a não apreensão dos táxis para depósito e que haja uma maior fiscalização nos carros que rodam com aplicativos.

+VÍDEOS