Esclarecimento

Especialista da UFPE explica causas e prevenções em desastres de chuva

De acordo com o engenheiro os municípios precisam atualizar seus sistemas de prevenção e criar rotas de fuga para famílias em situação de risco

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 31/07/2019 às 17:56
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

As fortes chuvas da última quarta-feira (24), causaram diversos danos e perdas para a população. As famílias que sofreram com os deslizamentos e inundações esperam um posicionamento quanto ao auxílio dos governantes.

Defesa Civil

Segundo a Defesa Civil de Pernambuco ,na região metropolitana do Recife e da Zona da Mata mais de 1600 pessoas tiveram que sair de suas casas, e 111 famílias perderam tudo ficando desabrigadas, a maior parte mora nas zonas de risco, perto dos morros.

O professor e engenheiro Roberto Coutinho, que coordena o laboratório de redução de riscos e desastres do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), esclarece que as chuvas mais intensas já eram previstas, mas os sistemas de prevenção dos municípios precisam ser atualizados de acordo com as mudanças climáticas. Ele pontua algumas observações quanto a prevenção dessas catástrofes:

  • As obras estruturadoras atuais estão adequadas para o nível do problemas que temos?
  • Tem-se todo mapeamento geotécnico necessário para prever e tomar decisões em crises?
  • As famílias em situação de riscos tem para onde ir e estão devidamente educadas e preparada para esse tipo de ocorrência?
  • Há um sistema de alerta adequado para essa famílias ?

O especialista ainda defende a criação de rotas de fugas e esclarece que a instalação de geomantas e obras superficiais não resolvem o problema das áreas de risco.

+VÍDEOS