Mudança

Feira livre do Mercado de São José vai para o Cais de Santa Rita

Alguns dos feirantes trabalhavam no local há mais de 30 anos

Juliana Oliveira/Rádio Jornal
FOTO: Juliana Oliveira/Rádio Jornal

A feira livre no entorno do Mercado de São José, no centro do Recife, tem data para acabar: próximo domingo, dia 1° de setembro. Todos os 150 trabalhadores serão transferidos para a nova etapa do Centro Comercial do Cais de Santa Rita, que abre as portas nesta segunda-feira (2).

A maioria dos feirantes está preocupada com a mudança e muitos fregueses receberam a notícia com certo pesar. Alguns trabalhavam no local há mais de 30 anos, fizeram o cadastro exigido pela Prefeitura do Recife e, mesmo assim, não receberam uma banca.

>>>Ibama apreende aves silvestres em feira livre de Caruaru

>>>Mercado de São José completa 143 anos nesta quarta-feira

Confira

Novo espaço

O novo espaço fica no Cais de Santa Rita, a cerca de 100 metros do Mercado. Foi construído para receber 450 comerciantes. Na manhã desta quinta-feira (29), ainda tinham funcionários da Prefeitura montando e pintando a estrutura.

Nota da Prefeitura do Recife na íntegra

A construção do Centro Comercial do Cais de Santa Rita foi realizada pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo de Pernambuco e vai viabilizar o ordenamento dos bairros de Santa Rita e São José, especialmente no entorno do mercado, uma vez que os ambulantes sairão das ruas e calçadas e passarão a atuar em um local específico para o comércio. Além do espaço no Cais de Santa Rita, o anexo do Mercado de São José vai abrigar os vendedores de ervas do entorno do mercado e o novo Mercado das Flores vai dar mais conforto aos vendedores e clientes do antigo equipamento. Haverá banheiros e coberta em todo o espaço. O objetivo é melhorar a mobilidade da população e dar mais qualidade de trabalho aos vendedores, que vão ter locais organizados para trabalhar.

A primeira etapa do equipamento foi finalizada em 2017 e tem cerca de 40 boxes de alimentação. Nas outras duas, serão cerca de 400 bancas e boxes de roupas, feira de frutas e verduras, fiteiros, estivas e alimentos como grãos, charque e frios em geral. No Centro do Recife, além do novo centro comercial do Cais de Santa Rita, está em fase de conclusão o anexo do Mercado de São José, que vai abrigar cerca de 100 ambulantes que vendem ervas medicinais no entorno no Mercado de São José. Em 2016 e 2017, já foram entregues as Feiras Novas de Água Fria, Afogados e Nova Descoberta, beneficiando mais de 650 comerciantes.

+VÍDEOS