RG

Nova carteira de identidade começa a ser emitida; saiba como agendar

A emissão da nova carteira de identidade começa nesta terça-feira (29)

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 29/10/2019 às 12:00
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A emissão da carteira de identidade é um problema para muitas pessoas. A partir desta terça-feira (29), Pernambuco passa a emitir o novo modelo do RG. O documento tem coleta de dados totalmente eletrônica, e a marcação para o atendimento também mudou e promete ser mais rápida. No entanto, agora é preciso pagar para emitir a carteira de identidade.

Segundo Pablo de Carvalho, diretor do Instituto de Identificação Tavares Buril, o novo RG é um documento mais seguro e rápido.

>> Nova carteira de identidade será emitida a partir desta sexta-feira

>> Passo a Passo: saiba como retirar a nova carteira de identidade

Agendamento

Os primeiros agendamentos começaram a ser feitos, no site pecidadao.pe.gov.br, desde o último dia 23, e seguem em fase de teste, até o dia 30 de novembro. Até lá, o ITB pretende realizar mais de 60 mil agendamentos e garante que os problemas e a demora para realizar o agendamento serão resolvidos com o novo sistema, que é digitalizado e automático.

Novo documento

A nova carteira de identidade poderá conter mais informações sobre o cidadão, como título de eleitor, número do PIS/Pasep e até tipo sanguíneo. No entanto, para isso, é preciso que a pessoa apresente os documentos originais que ela quer colocar na nova carteira.

As mudanças também estão no prazo de entrega do documento, que agora passar a ser de cinco dias úteis, para quem for pegar no Expresso Cidadão, e de 10 dias úteis para quem for receber nas cidades do interior.

+VÍDEOS