CAMPANHA

Novembro Azul faz faz alerta sobre prevenção do câncer de próstata

Uma dificuldade encontrada por muitos homens que querem se prevenir contra o câncer de próstata é a falta de urologistas nos postos de saúde do Recife

Imagem ilustrativa SJCC
FOTO: Imagem ilustrativa SJCC

A campanha Novembro Azul serve para chamar a atenção sobre a importância de se prevenir uma doença que, atualmente, é a 2º maior causa de mortes entre os homens, a partir dos 40 anos de idade: o câncer de próstata.

A doença vem avançando no Brasil. de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, foram notificados cerca de 68 mil casos desse tipo de câncer no país, no ano de 2018. O número representa 7 mil a mais que em 2017.

Por isso, o alerta para a importância de se fazer os exames preventivos regularmente e detectar a doença de forma precoce. O problema é que um desses exames, o do toque retal, ainda é visto de forma preconceituosa pelo público masculino.

>> Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

>> Existe idade certa para fazer exame de próstata? Especialista responde

Confira na reportagem

Prevenção e tratamento

O médico urologista Renan Eboli explica que o exame do toque, junto com o exame de sangue e o ultrassom, são fundamentais para a prevenção. "Quanto mais cedo o câncer de próstata é detectado, maiores são as chances de cura da doença", alerta.

Falta de urologistas no SUS

Uma dificuldade encontrada por muitos homens é a falta de urologistas nos postos de saúde do Recife. Apenas 6 médicos dessa especialidade atendem toda a Rede Municipal de Saúde da cidade.

A coordenadora da política de atenção ao homem da Prefeitura do Recife, Rafaela Marques, reconhece que o número de profissionais é pequeno para atender a demanda de toda a cidade e diz que algumas medidas estão sendo adotadas para resolver o problema.

+VÍDEOS